Bubi

  • por Sid Ditrix (BNU)

  • Máscara Inteira.
  • Técnica: Escultura em argila e papietagem.
  • Papel, cola e tinta PVA.

Bubi é trabalho. É acordar cedo e não ter moleza. Tem as mãos calejadas e o olhar cansado, mas sabe que todo seu sustento é a terra que dá. Essa mesma que há de dar uma educação melhor para seus filhos, uma vida melhor para sua família, para que não tenham que passar pela metade do que passou. E a partir da terra hão de aprender que preguiça é coisa de gente mole. Que tudo vem, mas não vem de mão beijada.

Bubi é colono e de família alemã. A primeira vez que ouviu o português foi na escola, na qual estudou até a 4ª série. Depois teve que ir à roça, ajudar a família. Já plantou de tudo nessa vida: pepino, batata, beterraba, milho e muita confusão. Já criou porco, vaca, galinha que matou para comer. Sabe de muita coisa, que já não interessam mais aos seus netos e bisnetos. Realmente as coisas mudam e ele sente que está ficando para trás…

Essa máscara é uma homenagem a minha família, pai, mãe, tias e tios e essa ancestralidade constituída de trabalhadores da terra e em especial ao meu Tio Bubi que até hoje planta o seu alimento. Obrigado por todas as histórias, ensinamentos e sacolas de frutas e verduras que já levei para casa.